04 agosto 2013

Elementos Arquitetônicos - Piso

Oi pessoal,

Chegamos ao nosso último elemento arquitetônico, êeee!

Diferentes climas pedem diferentes materiais de revestimento no piso. Mármore, granito, pedras refratárias e cerâmicas são boas opções para climas quentes. Já madeira, laminado e carpete são os mais recomendados para climas frios. Os rodapés devem, preferencialmente, seguir o mesmo material do piso.

• Laminado: é um piso que possui bela apresentação, fácil instalação e não risca com facilidade. Deve ser instalado nas áreas como salas e dormitórios. Cuidado, pois o contato com água ou qualquer outro tipo de umidade pode causar danos ao produto. Apesar de ser facilmente instalado, é preciso estar atendo ao nivelamento do piso ou contrapiso que irá recebê-lo. Em caso de desnível, será
preciso refazer a estrutura para assentar o piso.
• Assoalho de madeira: há uma grande variedade de assoalhos de madeira com diferentes tamanhos, formas e cores. Dentre as principais características, podemos destacar:
- Sinteco, resina Bona, resinas em geral, pátina, clareamento ou abanização.
- Os tacos, as tábuas ou parques, além de aquecerem o ambiente, oferecem uma sensação de aconchego e tranquilidade.
- Podem ser assentados de várias formas, com diferentes desenhos. Os mais comuns são os dispostos em forma diagonal, longitudinal, espinha de peixe, entre outros.
- Lembre-se que acabamentos mais foscos riscam menos e dão maior sensação de aconchego. Além disso, para cada tipo de assoalho é necessária uma preparação diferenciada do contrapiso.
• Borracha e emborrachado: de fácil aplicação, antiderrapante, resistente, impermeável, esse piso é um bom isolamento térmico. Contribui para reduzir os ruídos e permite desenhos diferentes e criativos. Recomendável para quartos de crianças ou espaços para brinquedos, escritórios, salas de
ginásticas, banheiros e vestiários. Pode ser colorido e alegre ou neutro e sóbrio.
• Marmoleum/Linoleum: esse piso é produzido com materiais naturais, com padrões marmorizados ou lisos e de diferentes cores e possui grande durabilidade. Embora seja muito versátil, prático e de fácil manutenção após a aplicação de produtos específicos, é um revestimento relativamente caro, que
exige mão de obra muito especializada, pois qualquer imperfeição no contrapiso, por menor que seja, ficará evidente após instalação.
• Mármore e Granito: mármores e granitos são considerados pisos frios e, por isso, são ótimos para aqueles que não possuem muito tempo para realizar uma limpeza mais detalhada da casa, ou seja, para limpá-lo, basta varrer e passar um pano úmido. Da mesma forma, são ótimos para locais de climas quentes, como o Nordeste do Brasil, pois ajudam a manter a temperatura mais baixa, diferente
das madeiras e assoalhos. Podem ser adquiridos nas medidas que forem necessárias para atender o projeto do designer, no entanto, as medidas mais baratas são as de 30 cm × 30 cm ou de 40 cm × 40 cm, também conhecidas como versão econômica. Quando bem utilizados, podem criar belos ambientes com peças grandes combinadas com desenhos.





A fim de quebrar a frieza desses materiais, é possível, por exemplo, utilizar materiais mais quentes, como a madeira, ou materiais em textura mais rústica. De textura mais suave, mármores como Carrara ou Nero deixam o ambiente com um caráter nobre e sofisticado. Já o granito possui textura visual (padronagem) mais pesada e menos porosa do que o mármore, sendo, portanto, mais indicado para bancadas de cozinhas e respectivas áreas molhadas. Na hora da escolha para a decoração do piso, opte pela textura e pela cor.
• Carpete: excelente opção para ambientes que devem ter um tratamento acústico mais aprimorado.  É um piso muito versátil, graças aos vários padrões e materiais com que é fabricado, valoriza o ambiente e permite infindáveis composições de cores, alturas, texturas e padrões. Pessoas com problemas de alergia devem recorrer a carpetes antialérgicos, antifúngicos e de baixa espessura. Para áreas de maior tráfego, o tipo bouclê é o mais recomendado, pois seus fios são mais resistentes do que os dos carpetes convencionais.
• Granilite: muito utilizado nos anos 1950 e 1960, é versátil, resistente e dá personalidade ao ambiente, podendo ser utilizado em qualquer área. Para não deixar o ambiente frio (visual e fisicamente) recorra aos tapetes no inverno.
• Piso cimentado, cimento queimado e placas cimentícias: basicamente, o piso cimentado substitui o piso de terra batida como opção barata e simples. Esse piso possibilita infinitas composições e soluções personalizadas.
• Pedra: deixa o ambiente acolhedor e aconchegante. Porém, deve ser utilizada em estilos mais rústicos e informais. Uma resinagem pode prevenir o aparecimento de manchas, entretanto, evite utilizar acabamentos brilhantes, principalmente em áreas molhadas como banheiro e cozinha.

Chegamos ao fim de mais uma série de posts \o/
Vocês gostaram? Tem ideias de mais algum tipo de série que podemos fazer?
Se tiver, deixe aí embaixo nos comentários, farei com muito carinho e dedicação para vocês.

Beijos,


Priscila

02 agosto 2013

Elementos Arquitetônicos - Tetos e Forros

Oiê galera,

Um forro bem projetado possibilita a ampliação de determinado espaço, além de desempenhar importantes papéis funcionais, como iluminação, elementos de aquecimento, ventilação, ar-condicionado, proteção contra incêndios e absorção do som.
Os modelos de forros são diversos, mas é possível destacar seis entre os mais utilizados: os
forros de madeira, de gesso, isopor, metálico, bambu e PVC.
Para a instalação dos forros, são necessárias algumas considerações em relação à durabilidade, manutenção, estética, conforto etc.
• A durabilidade e a manutenção devem ser observadas ainda durante a escolha do tipo de material que deverá usar para fazer o forro. Forros naturais, por exemplo, podem até ser mais aconchegantes, no entanto podem trazer problemas de umidade e cupim.
• Alguns materiais exigem que a mão de obra seja especializada, tornando-a mais cara.
• Na decoração, o resultado final do visual do forro é extremamente importante.
• O forro é requisito básico para propiciar aos ambientes o conforto térmicoacústico.
• Considere o valor do m² do forro e se está dentro do orçamento preestabelecido.





É possível utilizar alguns recursos compositivos para resolver problemas de tetos e forros muito baixos ou altos, sanando os problemas ligados à decoração. Para escurecer a tonalidade do teto e do piso, por exemplo, é possível abaixar o teto ou manter a iluminação direcionada para cima, com a intenção de aumentá-lo visualmente. No entanto, esses recursos só resolvem o problema visualmente, não tendo resultado na estrutura física desses elementos.

Espero que tenham gostado :)

Beijos,


Priscila

01 agosto 2013

Elementos Arquitetônicos - Paredes

Olá pessoal,

As paredes são os elementos que mais vemos em um imóvel. Por causa disso, elas devem ter destaque na hora de pensar na decoração, seja na posição, coloração ou na hora de colocarmos elementos como quadros e gravuras. Elas podem ser construídas em diferentes materiais, como tijolos de barro, blocos de cimento, pedras, elementos vazados, madeira ou ainda gesso. Cada um deles apresenta características térmicas, acústicas, dimensões e texturas diferenciadas.






Vamos ver algumas opções:
• Pedra: um detalhe importante é que não pode haver exageros na utilização das paredes de pedra. O ideal é que se utilize esse estilo como um diferenciador do padrão, podendo ser utlilizada como destaque de uma sala, ou num banheiro espaçoso, ou até mesmo como paredes do jardim. É importante lembrar também que devem combinar com ambientes menos formais.
• Tijolo: acrescenta textura. Entretanto, pode pesar no ambiente. Use com cuidado e dose bem o impacto visual da superfície onde for aplicado. Uma vantagem, quando pintado e impermeabilizado, é evitar bolor na superfície (caso esteja em contato com umidade ou água).
• Tijolo de vidro: trata-se de um estilo que, quando bem utilizado, pode proporcionar um ambiente, claro, agradável e sofisticado. Pode ser usado de varias formas, como paredes inteiras, como fundo de recepção em escritórios, ou simplesmente como elemento meramente decorativo. Há tijolos de vidro que permitem a passagem de ventilação e costumam ser utilizados em locais mais fechados e que precisam ser ventilados.
• Gesso: é rápido erguer paredes de gesso e removê-las se houver necessidade. Elas podem receber diferentes revestimentos, sendo de espessura mais leve que as de tijolos. São ideais para ambientes pequenos ou onde as sobrecargas na estrutura devem ser evitadas.
• Elementos vazados: já as paredes de elementos vazados dividem o espaço, mas com pouca privacidade. De diferentes formas e tamanhos, elas são leves e podem acrescentar movimento ao projeto. Recomendável para ambientes que necessitem de maior ventilação.
• Madeira: são enormes as variedades de revestimento de madeira para paredes. Vão desde o estilo mais formal até o mais moderno e contemporâneo.

E você, prefere que tipo de parede?

Beijos,


Priscila


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados